DCI desinforma leitores

Uma matéria que não é assinada por nenhum jornalista já levanta suspeita sobre os motivos que levaram à sua publicação. Enfim, isso é mais comum na imprensa brasileiro do que a gente possa imaginar, principalmente naqueles jornais pequenos, que muitas vezes “copiam e colam” matérias de outros jornais sem pagar por isso ou quando deliberadamente querem publicar uma notícia com interesses outros que não informar.

Bom, em matéria intitulada Ronaldo Caiado surge como “caçador de jabutis”, publicada hoje no jornal DCI, sem assinatura de nenhum jornalista, colunista, articulista ou algo do tipo, alguns erros básicos aparecem. De cara, no primeiro parágrafo a matéria diz: “A Friboi é uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, que opera no processamento de carnes”.

A frase é verdadeira, não fosse o fato de Friboi não ser uma empresa, mas sim, uma marca. A empresa que é uma das maiores indústrias de alimentos do mundo é a JBS, que é dona da marca Friboi. É mais ou menos dizer que o Uno é uma das maiores montadoras de automóveis do mundo. Na verdade, esse título cabe para a Fiat, dona da marca Uno.

Assim como outros veículos, o DCI também diz que a Friboi é dona do Canal Rural. Para isso não precisava nem do Google. Como pode uma marca de carne ser dona de um canal de TV? Onde está a confusão? A J&F Investimentos, controladora da JBS, que é dona da marca Friboi é que realmente é a proprietária do Canal Rural. O canal não é da JBS, muito menos da Friboi.

Pobre do leitor do DCI, que agora acha que a Friboi é uma empresa e que ainda por cima tem um canal de TV. Friboi é apenas uma marca, assim como tantas outras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *