Broadcast passa informação errada para assinantes

Gosto do Estadão porque eles não têm medo de errar. Aliás, erram sem o menor pudor. Dessa vez o erro foi cometido por uma matéria publicada na Broadcast, plataforma de notícias em tempo real do Estadão.

No dia 19/12/2014, os jornalistas Nivaldo Souza e Erich Decat assinaram a matéria “Ministério investiga se JBS descumpriu exigências da UE para exportação de gado”. Bom, temos que começar pelo título. O Brasil não exporta GADO para a União Europeia. O Brasil exporta carne para o bloco. Mas vá lá, já era tarde, os coitados dos jornalistas estavam cansados e o editor que tinha que editar não editou coisa nenhuma e o mundo segue.

A falha crucial da matéria está no segundo parágrafo. Faço questão de reproduzir na íntegra a última frase desse parágrafo porque ela será fundamental: O acordo de exportação firmado com o bloco europeu, em 2005, prevê que bovinos de estados como a Bahia, que não é reconhecida como livre de aftosa, precisam passar por uma “noventena”. Tudo isso é verdade, não fosse o fato da Bahia SER um estado reconhecido como febre aftosa.

Sim, a Bahia é reconhecida como área livre de febre aftosa, com vacinação, não apenas pelo governo brasileiro, mas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O status da Bahia é o mesmo de quase todo o Brasil e isso poderia ser checado em uma série de fontes diferentes, mas a mais simples e óbvia seria o próprio Ministério da Agricultura do Brasil, como indica o seguinte link

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *